19 de outubro de 2008

O que andamos a ouvir...


Na nossa escola temos uma história diferente todos os dias: uma história para ontem, uma história para hoje e outra para amanhã.
Com a História do Dia podemos ouvir, ou ler, as histórias contadas e escritas por António Torrado e ilustradas por Cristina Malaquias.
As histórias são narradas em forma de fábulas. Os personagens são animais, árvores, frutos ou até príncipes.
As palavras estão destacadas no texto, quando passamos o rato pela palavra o sinónimo aparece de seguida. É só clicar sobre o termo desconhecido e uma pequena janela abre-se com o seu significado.
O Glossário permite-nos a consulta de vocábulos desconhecidos.
Em dias especiais temos sempre uma história adequada. No Dia Mundial da Alimentação tivemos A Rainha das Pêras. Aqui fica um pequeno excerto, para vos abrir o apetite:


As pereiras dão peras. Não é novidade. Estranho seria se as pereiras dessem maçãs. Mas esta não é uma história vulgar.
Efectivamente, na pereira para onde nós apontámos a história não nasceram maçãs, nem uvas, nem romãs. Nasceu apenas, entre outras peras, que não mereciam especial atenção, uma pêra e peras.


Para poderem conhecer toda a história deste site fabuloso, basta clicarem no link História do Dia , que se encontra mesmo aqui ao lado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Nós no 2.º ano adoramos essa hstória mas o rei não devia ter mais olhos que barriga. Deu que pensar porque essa foi a história do Dia Mundial Contra a Pobreza e a pêra se estivesse madura poderia ser repartida por muitas pessoas, daquele reino, que tivessem fome. Na nossa sala chegamos à conclusão que devemos pensar mais um bocadinho nos outros, mesmo quando achamos que temos poucas coisas, pois há sempre alguém pior do que nós. Devemos fazer um esforço e partilhar, pois o pouco que temos pode ser muito para quem precisa.
AJUDAR É FUNDAMENTAL!

Anónimo disse...

As histórias do António Torrado são muito divertidas, além disso a ilustradora Cristiana Melaquias faz desenhos muito bonitos, especialmente aquela história da parede que tinha ouvidos.
Eu adoro os contos deste escritor e os desenhos desta ilustradora.

Os dois fazem uma dupla imbatível... São fenomenais!

Anónimo disse...

Eu gosto das histórias do António Torrado.
Acho que também a ilustradora, Cristina Malaquias faz desenhos muitos giros!!!