14 de fevereiro de 2010

Hoje é o Dia dos Namorados!

Em todo o mundo o Dia dos Namorados é celebrado, seja com este nome ou como Dia de São Valentim.


Há várias lendas sobre a origem deste dia!

Uma delas conta que este dia surgiu em homenagem ao Padre Valentine: em 270 a.c., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizassem casamentos com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados. Valentim ignorou as ordens e continuou a fazer casamentos em segredo a jovens que o procuravam, pelo que foi preso. Enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine apaixonou-se pela filha cega de seu carcereiro que, com um milagre, lhe recuperou a visão. Para se despedir, Valentine escreveu-lhe uma carta de amor. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de Fevereiro.

Com os tempos, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de chocolates, envio de postais e de oferta de flores entre os namorados.

Actualmente, o dia de S. Valentim é comemorado em cada vez mais países do mundo como um pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.

É nos Estados Unidos que esta tradição está mais institucionalizada.

2 comentários:

gualter disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Gualter 3ºano disse...

Que lindo!!!!!!!!!!!!!