19 de dezembro de 2010

 A todos um Santo Natal, recheado de Amor, Felicidade, Saúde e Paz.

1.º ano

2.º ano

3.º ano

4.º ano
 Regressamos em 2011, com energia renovada. 

Desejos de Bom Ano Novo, com realização de muitos planos e concretização dos vossos sonhos, sempre com saúde e junto dos que amam.

São os votos sinceros das professoras, a todos os alunos e familiares.

Reunião de Encarregados de Educação

No próximo dia 22, pelas 18.00h, haverá uma reunião de encarregados de educação, nesta escola,  que terá como principal objectivo, a entrega das fichas de informação, referentes à avaliação do 1.º período. É importante que esteja presente!

A nossa festa de Natal

Click to play this Smilebox greeting
Create your own greeting - Powered by Smilebox
This digital greeting personalized with Smilebox

Ajuda o Pai Natal a entrar na chaminé e vê as fotografias da nossa festa.

14 de dezembro de 2010

O Pai Natal já anda a treinar.

Pois é... Quem quiser já o pode ver a manter a forma, para não deixar ficar mal os meninos, mesmo os que moram em edifícios muito altos!

Para cima... para baixo... para cima... para baixo...

A seguir vai treinar as descidas (e subidas) pelas chaminés, mas para isso ainda vai ter que perder um bocado da barriguinha!

Para cima... para baixo... para cima... ufff!

Leituras do PNL

Para este mês escolhemos uma obra da autora a que já nos habituámos, Sophia de Mello Breyner, num conto  alusivo à quadra natalícia "A Noite de Natal".

Com as personagens desta história estamos a reflectir sobre o verdadeiro espírito do Natal.

4.º ano

2 de dezembro de 2010

A Família dos Sentimentos


No nosso tema de Área Projecto “Crescer, Integrar, Desenvolver”, bem como em Formação Cívica, a nossa turma está a trabalhar o livro “A Aventura dos sentimentos e dos pensamentos” - “ Eu sou único e especial”.
O estudo desenvolvido, no âmbito do “Projecto Crescer a Brincar” permite aos meninos saberem mais acerca dos seus sentimentos, pensamentos e projectos de vida, promovendo comportamentos e atitudes cada vez mais saudáveis.
Nesta altura, estamos a estudar o tema a Família dos Sentimentos. Para consolidarmos o nosso saber construímos um painel com exemplos referenciados pelos alunos. Identificámos uma situação do dia-a-dia e associámos ao respectivo sentimento ou expressão emocional que ela sugeria.
Agora já podemos falar e explicar melhor aos nossos amigos o que sentimos e também o que pensamos!


2ºano

1 de dezembro de 2010

Plano Nacional de Leitura

Ao longo do ano, a turma do 3.ºano vai explorar diversas histórias e fábulas no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
No mês de Setembro e Outubro foi trabalhada a história, " A Menina do Mar", de uma escritora muito conhecida, Sophia de Mello Breyener Andresen.
Pintaram o cartaz com muito gosto!


Fizeram o desfecho da história, "A Menina do Mar"

"Quando já era muito tarde, a Menina do Mar parou de dançar e todos os animais presentes foram comer. Depois de terem comido muitas coisas foram embora. Agora o menino dormia na casa da Menina do Mar. O peixe, o polvo, o caranguejo prepararam-lhe uma cama de palha. Todos os dias os cincos amigos brincavam pelo mar fora. A partir daí o menino, o caranguejo, o polvo, o peixe, a Menina do Mar passaram a viver todos juntos, foram muito felizes, para toda a vida."
  Pedro Guimarães 

No mês de Novembro a história escolhida foi, " Pimpona, a galinha tonta", de Carolina Pereira Rosa. É uma história muito engraçada, a qual os alunos adoraram!
Representaram-na com a mão e decoraram-na com imaginação!
   Trabalho realizado pela  Elisa

  Com grande entusiasmo pintaram o cartaz!

e recontaram a história...

Era uma vez uma galinha chamada Pimpona que não gostava de ser branca como as outras galinhas.
Então um dia pensou enfeitar-se com laços e fitas como a Carochinha. Mas todas as galinhas começaram-se a rir e o galo insultou-a por causa dos seus laços e fitas.
Um dia foi à arrecadação e pintou-se de verde. Mas quando passava pelas outras galinhas elas começavam-se a rir. E numa noite quando o senhor Belmiro chegou encontrou a Pimpona, mas confundiu-a com uma melancia e quando ia cortar ouviu o có có ró có có e a Pimpona fugiu. Foi de segunda vez à arrecadação e pintou-se de laranja. Já de noite quando a D. Balbina passeava na sua quinta encontrou a Pimpona, desta vez confundiu-a com uma abóbora. Quando ia a passar pelos pintainhos, eles cantaram “Lagarto pintado quem te pintou foi uma velha que por aqui passou”. A Pimpona, foi a última vez à arrecadação e pintou-se de vermelho, verde, azul e amarelo. Mas quando passava pela quinta, o filho da D. Balbina deu um pontapé na Pimpona e atirou-a para longe. Quando a Pimpona já estava esquecida, ela chegou com doze pintainhos atrás de si. Eram todos amarelos, só um, é que era branco. O senhor Belmiro deu-lhe o nome de Pimpão. E eles foram felizes para sempre.
   Duarte Pereira
A Turma do 3.ºano                            

29 de novembro de 2010

A Cigarra e a Formiga


Ora vejam o que o grupo n.º 5 escreveu sobre a nossa ida ao teatro:

" Hoje, dia 25 de Novembro (terça-feira) fomos à Casa das Artes ver uma fábula, representada por marionetas, que se chamava - A Cigarra e a Formiga.
Era uma Formiga que andava a arrecadar comida para os meses mais frios, enquanto a Cigarra estava a aproveitar o Verão e só cantava e tocava. Às vezes a Cigarra via a formiga e perguntava-lhe se queria fazer uma pausa para cantar com ela, mas a Formiga nunca aceitou.Ela apanhava legumes para a sua sopa, dizendo-lhes para eles irem para o cesto. A batata não queria entrar e a Formiga pediu-lhe por favor.Passaram os tempos quentes e vieram os frios. Enquanto a Formiga fazia a  sopa, a Cigarra foi bater à sua porta para que lhe desse comida.
Nós não gostámos muito deste teatro porque as outras crianças estavam sempre a fazer barulho e pensávamos que as marionetas fossem de fios e não de paus!"

4.º ano

A Maria José do 1.º ano também já desenha muito bem. Não acham?
1.º ano

25 de novembro de 2010

Visita de estudo ao Castelo de Guimarães

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Personalize your own free photo slideshow

24 de novembro de 2010

Fomos ver um teatro de marionetas

Assistimos à fábula "A Cigarra e a Formiga", de Esopo, confortavelmente sentados na Casa das Artes.


No final lanchámos, que a fome já apertava!

Com a energia recarregada, brincámos no parque: baloiçámos, corremos, saltámos, escorregámos...

No final regressámos à escola, onde estivemos a fazer alguns trabalhos relacionados com esta actividade, que mais tarde aqui apresentaremos.

23 de novembro de 2010

Continuamos a ler a Fada Oriana

Aqui estão mais duas cenas do capítulo "A Árvore e os Animais"

Rui Pedro 
 

Cátia
4.º ano

Ainda sobre o filme "Como treinares o teu dragão".


Francisca 4.º ano
 Pois é... não é a maioria que faz a razão. Todos devemos ouvir e tentar compreender quem não pensa ou age como nós.  Também não é por termos uma deficiencia que não conseguimos fazer as coisas. É fundamental haver ajuda, cooperação, respeito e partilha entre todos para que se consigam superar os obstáculos que vão surgindo todos os dias.

21 de novembro de 2010

Com uma rede assim ninguém tem medo!

Integrado no nosso tema "Crescer, Integrar, Desenvolver" continuamos a desenvolver o  projecto Crescer a Brincar, iniciado no 1.º ano, em parceria com a Câmara Municipal.

Desta vez ilustrámos a nossa rede milagrosa. Sabem, aquela que está sempre pronta a  proteger-nos, em todas as situações? É feita de muito amor, e apesar de não a vermos está sempre presente. Os seus fios são super fortes e nunca se quebram, por maior e mais pesada que seja a queda... Podemos contar sempre com ela, mesmo quando os problemas parecem não ter solução!

Obrigado a todos que nos estendem e seguram a rede que nos acompanha, sem nunca nos deixarem cair, aguentam o nosso peso e que cada vez gostam mais de nós... tornando a rede ainda mais forte.

Aqui ficam alguns exemplos:
A rede do Cláudio.
A rede da Francisca

4.º ano

20 de novembro de 2010

18 de novembro de 2010

Uma manhã desportiva


Click to play this Smilebox slideshow
Na Quarta-feira participámos numa prova de corta-mato. Correu muito bem e ficámos muito bem posicionados. Só não trouxemos nenhuma taça porque, de vez em quando, temos de deixar os outros ganharem, para eles não desanimarem. É o espírito de partilha!

Obrigado Professor Bruno.
4.º ano

Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Customize a free slideshow design

15 de novembro de 2010

Uma sessão de cinema




Hoje estivemos a ver um filme espectacular: Como Treinares o Teu Dragão.

Fala dum jovem Viking, Hiccup, que não é bem visto pelos outros membros da sua comunidade, por não ter o mesmo gosto que eles - matar dragões. Isto leva a que não seja bem aceite e fique um  pouco "à parte". Por outro lado, também conta a história de um dragão que tem uma cauda defeituosa, o que o impede de voar correctamente.

É neste contexto que os dois se encontram e pela inter ajuda, conseguem ultrapassar numerosos obstáculos e até mudar a mentalidade e acabar com os preconceitos dos Vikings, em relação aos dragões. Hiccup também ganha papel de destaque pois afinal consegue o respeito de todos.

Aconselhamos todos a verem este filme e a reflectirem um pouco nas cenas que surgem, pois temos muito a aprender com as personagens principais.

Já agora avisamos, preparem-se para rir mas estejam também preparados para chorar em algumas cenas que fazem ter muita pena...

No final tudo acaba bem!

4.º ano

14 de novembro de 2010

"Castanhas,castanhas
Assadinhas com sal.
Quentinhas,quentinhas
que não te façam mal.

Saltitam,crepitam
toma lá e dá cá..."


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Create your own slideshow design

9 de novembro de 2010

Viva o D. Afonso Henriques!

Clica no título. Diverte-te!

30 de outubro de 2010

Aiiiiiiii... Que susto!


1.º ano



                                                                           4.º ano

27 de outubro de 2010

Leituras... leituras... leituras... e mais leituras!

Na nossa biblioteca de turma existem livros muito interessantes.





Estes são uma pequena amostra. Com o tempo mostraremos mais!

A Fada Oriana

Há algum tempo que acabámos a leitura do capítulo “O Peixe”. Aqui ficam algumas cenas.

Tiago 4.º
Rui Pedro, 4.º

21 de outubro de 2010

Esperamos por ti Gualter

Querido amigo Gualter, desejamos-te as melhoras. Esperamos que voltes para a escola rapidamente.
Dos teus amigos do 4.º ano, e professora.

17 de outubro de 2010

E que tal um pouco de culinária?

Para quebrar a rotina, tornámo-nos cozinheiros. Decidimos confeccionar algo dificílimo: MARMELADA!




Para começarmos, tivemos de fazer alguns cálculos para acertarmos com as quantidades.

 Depois foi só pesar e meter tudo para dentro da panela.

O fogão aqueceu e depressa o cheirinho perfumou o ambiente.

 
Até fazia crescer água na boca!


A varinha a trabalhar... ai que impaciência!


Toca a dividir, e tudo bem medidinho, para não haver confusões.

Bem espalhadinha em cima de umas tostinhas. Ora digam lá se não está com bom aspecto?

Por fim a prova. Hum, hum, hum...

Pois é, estava muito boa a nossa marmelada! Nós até podíamos ceder a receita para esta marmelada tão deliciosa, mas tem um segredo e não está nos marmelos, está nos cozinheiros... e esses só se encontram aqui.

Saudações doces do 4.º ano.