13 de janeiro de 2012

se Eu fosse um LIVRO


A Língua Portuguesa foi esta semana trabalhada com a leitura do livro"Se eu fosse um livro",
do escritor e poeta, José Jorge Letria, ilustrado por André Letria. Após a leitura em grupo do texto, os alunos foram convidados a escrever duas ou três frases e a desenhar uma illustração, com base no que escutaram. O resultado fica à vossa vista.Os autores são os alunos, André e José Pedro.

P.S. O poema do José Pedro, por impossibilidade técnica, não foi reproduzido.As minhas desculpas.



Se eu fosse um livro gostava que me dissessem este livro mudou a minha vida.
Se eu fosse um livro não me importava de ser feio e sujo, o que interessava é que me lessem.
Se eu fosse um livro queria estar cheio de aventuras de bravos heróis.
Se eu fosse um livro queria que me levassem para todo o lado.
Se eu fosse um livro queria que as pessoas percebessem as histórias.
Se eu fosse um livro seria capaz de guardar todos os segredos a quem me quisesse confiar.
Se eu fosse um livro queria que toda a gente soubesse que eu era importante para aprender.
Se eu fosse um livro adorava que todo o mundo me lesse.
Se eu fosse um livro queria estar numa biblioteca para que todos me pudessem ler.
Se eu fosse um livro queria que as pessoas me lessem até ao fim.
Se eu fosse um livro não queria que me lessem só por obrigação.
Se eu fosse um queria ter belas imagens e uma história muito bonita.
Se eu fosse um livro queria ser lido muitas vezes.
Se eu fosse um livro não queria servir só para enfeitar.
Se eu fosse um livro gostaria de ser um dicionário cheio de palavras.
Se eu fosse um livro gostaria de ensinar os meninos do 1º ano.
Se eu fose um livro faria um arranha céus cheio de letras.
Se eu fosse um livro não gostaria de ouvir a palavra fim.
Se eu fosse um livro queria que me lessem e que nunca mais me esquecessem.
Se eu fosse um livro gostaria que soubessem as minhas páginas de cor e salteado.
Se eu fosse um livro queria que me estimassem.
Se eu fosse um livro gostava de ser popular.
Se eu fosse um livro queria que me levassem para casa.

aqui uma pequena amostra do livro.
3.ºano

7 comentários:

Catarina 3º ano disse...

"Se eu fosse um livro não me importava de ser feio e sujo, o que interessava é que me lessem."
Gostei muito da tua frase, Rui.Está original.

Bárbara 3º ano disse...

"Se eu fosse um livro queria que me levassem para casa."
Gostei muito da frase da Ana Catarina

Ana Clarisse 3º ano disse...

Eu adorei esta frase:Se eu fosse um livro não gostaria de ouvir a palavra fim.

Pedro MIguel 3º ano disse...

Eu adorei o livro.
Esta frase "Se eu fosse um livro queria que me lessem e que nunca mais me esquecessem."está muito bonita.

Bárbara 3º ano disse...

Adorei o desenho do Jose Pedro está muito giro.

Beatriz 4ano disse...

Que desenhos super giros.

bruno3ano disse...

Gostei muito do desenho do José Pedro.