13 de janeiro de 2012

Personagens e símbolos da nossa terra

A nossa turma realizou um trabalho sobre as personalidades e os símbolos da sua localidade, fazendo uma pequisa de textos escritos e de conteúdos na internet.Este estudo visou estabelecer uma relação de aproximação e conhecimento à sua terra natal,Vila Nova de Famalicão. Foram feitas algumas recolhas sobre as figuras dos reis, D.Sancho I e D. Maria II,do escritor Camilo Castelo Branco e sua mulher Ana Plácido, o político Bernardino Machado,o presidente da câmara municipal Barão de Trovisqueira, o poeta Júlio Brandão, o padroeiro do nosso concelho Santo António e do banqueiro Artur Cupertino de Miranda. Com os materiais recolhidos os alunos fizeram composições escritas, ilustradas com colagens e desenhos. O resultado final foi excelente.
Foi também efetuado um estudo com base no livro "À descoberta de Bernardino".
Após a leitura de pequenos textos sobre a vida e obra de Bernardino Machado, bem como das atividades do museu consagrado à sua figura, os alunos realizaram vários passatempos, como palavras cruzadas, decifração de mensagesn e labirintos, sopa de letras e outros.
Este trabalho já deu frutos. Além da aprendizagem e do conhecimento alcançado, alguns alunos, acompanhados de seus pais já visitaram o museu Bernardino Machado e foram ver onde está situada a fundação Cupertino de Miranda. A visita à Casa Museu de Camilo já está também programada.




3.ºano

5 comentários:

Augusta disse...

Parabéns esta bonito continua assim ...

Ivo Duarte 3 ano disse...

Gostei muito do livro.Fiz algumas atividades e foram muito divertidas.

Prof.ª Manuela disse...

As melhoras Ivo!Fica bom depressa!

Bárbara 3º ano disse disse...

Teis muito jeito para fazer composiçois e para fazer desenhos.

Ana Clarisse 3º ano disse...

Catarina Isabel ,eu gostei muito do teu texto ficou muito bonito.
Beijinhos Catarina Isabel.
(: