11 de novembro de 2009

A Lenda de S. Martinho


4º ano

Dia de S. Martinho

Dia 11 de Novembro
Esquecemos a sacola
É um dia diferente
Há magusto na escola

Na caruma da fogueira
As castanhas a estalar
E nós todos de mãos dadas
À sua volta a cantar

Com a cara toda preta
Esquecemos a sacola
Foi um dia bem alegre
Há magusto na escola

Foi um dia bem alegre
As castanhas a estalar
E nós todos de mãos dadas
Numa roda a cantar

9 de novembro de 2009


Iniciámos o estudo da letra P. Letra que merece tapete vermelho e honras de primazia. É que esta é a primeira de 18 consoantes que se lhe seguem. Estas nunca, nunca andam sozinhas. Adoram a companhia de cinco amigas, as vogais.
Para celebrar a chegada do P fizemos diversas actividades. Aqui podemos ver o exemplo do trabalho realizado pelo Gonçalo Manuel que desenhou imagens de objectos ou pessoas cujos nomes começam por P. Posteriormente recortou a letra P e colou-a em papel de lustro.
1º ano

6 de novembro de 2009

Plano Nacional de Leitura

A turma do 2.ºano ouviu com muita atenção a fábula," A Lebre e a Tartaruga". Posteriormente ,recontaram-na com muita imaginação.
Este é apenas um exemplo, da recriação da fábula, que os alunos fizeram por escrito.

Todos estão de parabéns! Já começam a ser escritores!:)

Plano Nacional de Leitura

Desde que iniciou o ano, têm sido lidas e exploradas, com grande entusiasmo, algumas fábulas.
Depois de lermos e trabalharmos a fábula "O rei leão" fizemos uma banda desenhada com os principais momentos. No final, os alunos elegeram estas três.




3ºAno

Halloween

Para entrarmos no espírito do Halloween, pintámos abóboras e bruxinhas.








Para além disso, e como não podia deixar de ser, modelamos as tradicionais abóboras.

Para além desta actividade, fizemos ainda um fantasma muito engraçado.
Para o construir é muito fácil. Ora vejam:


Para finalizar, aplicámos as bruxinhas, as abóboras, os morcegos e os fantasmas e montamos um painel.

3º Ano

5 de novembro de 2009

Sólidos Geométricos

A semana começou com mais uma aula sobre os sólidos geométricos. Com palhinhas e plasticina construímos cubos, paralelepípedos, pirâmides triangulares, pirâmides quadrangulares, prismas triangulares e quadrangulares.
Terminada a construção, identificamos e registamos as características de cada um deles. Desta forma, os conceitos de face, aresta e vértice foram interiorizados mais facilmente.
Aqui estão as imagens das nossas construções.


3º ano

4 de novembro de 2009

Este pequeno texto destinado aos alunos de iniciação à leitura e escrita do 1º ano foi trabalhado na nossa sala de aula.
Parece fácil mas não é!
Isto tem que se lhe diga.
Aprendemos muito sobre pontuação, letras que têm leituras diferentes consoante a posição em que se encontram, diferentes entoações a dar na leitura do texto de acordo com a sua interpretação. E ainda ... o exercício caligráfico de um texto. Nada fácil. Mas conseguimos e de que maneira! Só visto. É que contado ninguém acredita.
Aqui fica, para que os alunos possam continuar a treinar.


Ia eu ao aio.
Ao aio e à aia.
Eu ia à aia.

Eia! O au-au..
Eu ia ao au-au
Ui!Ui! É o aio.
É a aia. Ui!Ui!
O au-au! Aí, aí! Aí
Eu e a aia...
Ai, ai, ai! O au-au.
Ei! Eu ia, ia...
É o aio, ou a aia?
É a aia.
É a aia...é, é, é!

1º ano