10 de junho de 2011

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas


Hoje festeja-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Esta data foi escolhida para celebrar o Dia de Portugal, porque no dia 10 de junho de 1580 morreu o patriota e grande poeta da língua portuguesa, Luis Vaz de Camões, autor de "Os Lusíadas" (Clica aqui para saberes um pouco mais sobre o maior escritor português de todos os tempos.)
Celebramos neste dia os feitos realizados pelos portugueses, ao longo da nossa história, por todo o mundo.
Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, o dia 10 de Junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".
Após a revolução do 25 de Abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, Camões e às Comunidades Portuguesas.
Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos.
Mas não é só Camões representa o nosso país. Existem outros símbolos que nos representam e que também têm história:
- a bandeira nacional;
- o hino nacional;
- e a língua portuguesa!

Ser patriota significa não só respeitar estes simbolos, ter orgulho em ser português mas também fazer algo de bom pelo nosso país.

Viva Portugal!

1 comentário:

Mariana 4ºano disse...

Para mim, este dia merece Camões porque foi neste dia que ele escreveu:

Os Lusíadas!