22 de maio de 2011

Um desafio à criatividade

A leitura do livro "Aquela nuvem e outras" de Eugénio de Andrade, integrado no Plano Nacional de Leitura, serviu de mote para lançar o exercício de escrita poética aos alunos do 2º ano. Após vários dias de leitura e exploração da obra, foi sugerido a cada aluno que escrevesse um pequeno poema, inspirado no livro. O resultado é bastante interessante.




Aquela nuvem lá em cima nas alturas
Olha para baixo, só vê miniaturas.
Aquela nuvem voa lá em cima, muito leve.
Aquela nuvem com os pássaros voa, com os pássaros canta.

Pedro

A nuvem parece algodão
Doce que me dá vontade de comer.
Ela é fofa como uma pena
E branca como uma folha de papel.

Marco

Aquela nuvem era parecida com um cão
Trancado pelo portão
Que era um coração.
O cão trancado ficou no casarão.

Bruno

Aquela nuvem coberta de estrelas
À noite não pára de brilhar.
Quem me dera tocar-lhe.
Eu gostava de ser nuvem
Para passar, passar
E nunca mais parar.

Ivo

Nuvem faz Sol, nuvem faz frio
Um arco-íris com todas as cores.
Vai e vem até Belém.

José Pedro

A nuvem passeava pelo ar
Ela viu um petiz
A brincar no jardim da vizinha
Que estava muito feliz.

Rui

Nuvem, nuvenzinha
Andas sempre lá no céu.
Vem brincar comigo
na relva verde dormir.

Mafalda

Nuvem dá-me a tua mão
Leva-me pelos ares
Como se fosse um cavalo de papel
Leva-me pelos ares nos dias sem fim.

Catarina Isabel



2º ano

3 comentários:

Chantal disse...

Parabéns a todos, temos poetas.

simao disse...

estão todos muitooo bonitos.

Henrique disse...

Muitos parabens os vossos poemas estao muito bonitos.
Continuem....