5 de outubro de 2009

IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

• Portugal foi, desde a sua fundação, governado por reis - Monarquia

• No entanto, nos finais do século XIX, havia muitas pessoas que achavam que a monarquia não era a melhor forma de governar um país

• Então, grupos de cidadãos portugueses, foram-se revoltando e acabaram por conseguir terminar com a monarquia e implantar a República, como vinha acontecendo noutros países da Europa.

• Isto aconteceu a 5 de Outubro de 1910. A importância deste facto foi tal que se decidiu que essa data fosse um dia feriado.

• O primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga.

• A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos actualmente.


• Após o 5 de Outubro foi substituída a Bandeira Portuguesa. As cores verde e vermelho significam, respectivamente, a esperança e o sangue dos heróis. A esfera armilar simboliza os Descobrimentos. Os sete castelos representam os castelos do Algarve conquistados por D. Afonso III. As cinco quinas significam os cinco reis mouros vencidos por D. Afonso Henriques. Finalmente, os cinco pontos em cada uma das quinas lembram as cinco chagas de Cristo.


• O hino A Portuguesa, tornou-se o Hino Nacional.

Data: 1890 (com alterações de 1957)
Letra: Henrique Lopes de Mendonça
Música: Alfredo Keil

Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

(excerto)

http://www.portugal.gov.pt/pt/Imagens/Portugal_Imagens/Simbolos_Nacionais/Hino_Portugal.mp3


2 comentários:

MARIANA 3º ANO disse...

Olá,prof.Isabel.
Gosto das suas explicações e quando você diz piadas e se ri
eu fico contente.


OBRIGADA PELO QUE
FEZ POR nós!

feliz dia de professores, beijinhos e abraços.

E Viva Á Inplantação da Republica
.

PROFESSORA DOS MELHORES ALUNOS DO MUNDO disse...

Obrigada Mariana. São alunas como tu que dão força e ânimo aos professores. Fico muito contente por seres minha aluna. Tens-me dado muitas alegrias ao longo destes anos.Obrigada a todos os meus alunos, passados e presentes, pois mesmo que às vezes fique chateada com algumas malandrices e "preguicites", não vos trocava por nada. Se me preocupo é porque gosto muito de todos vós. BEIJINHOS.

Isabel Fragoso