29 de dezembro de 2009

Aos maravilhosos alunos do 3.º ano:

É com um aperto no coração que vos escrevo esta mensagem!
Mais uma vez, por motivos de saúde, não poderei estar convosco no início do novo ano. Espero que seja por pouco tempo. A professora Ana estará à vossa espera.

Milhões de beijinhos, cheios de saudades, da vossa professora Isabel Fragoso.
Boas Festas





Feliz ANO NOVO, repleto de

saúde, paz, amizade,

tolerância, compreensão e

bem estar.

17 de dezembro de 2009

Feliz Natal!

O Natal está a chegar, como tal, em jeito de comemoração e de preparação, os alunos do primeiro ano fizeram uma árvore de Natal em miniatura. Usaram pinhas, tintas, pasta de modelar para o suporte da pinha, e fita para decorar. Embrulharam a árvore em papel celofane transparente, e prenderam com ráfia. Para acompanhar esta árvore fizeram um pequeno postal onde desejam Feliz Natal.
Um presente simples, mas fruto de muita dedicação e empenho de todos os alunos.



Além deste presente, a turma construiu uma árvore em tamanho grande,para a sala, com garrafas de plástico. A construção não foi fácil, foi necessário muito trabalho: recolher as garrafas em casa, lavá-las, remover o rótulo, e na aula, retirar o fundo das garrafas e cortar as garrafas em tiras até ao gargalo. Num pequeno vaso com terra e pedras colocámos um tubo onde colocámos as garrafas pelo gargalo No final pintámos com spray verde, e enfeitámos! Aqui está a nossa árvore de Natal, reciclando materiais.

Expressões
1º ano

4 de dezembro de 2009


Estamos a chegar ao final do 1º trimestre. Parece que ainda ontem as aulas começaram e já trabalhámos 8 letras. Em casa, os alunos pesquisaram em revistas e folhetos de super-mercado letras ou palavras já estudadas - a, e ,i , o, u, p, t, l, d, e com elas tentaram fazer pequenas frases. Já na escola, colocaram-nas numa folha branca e ilustraram-na. Este é o resultado do trabalho da Catarina Isabel.
1º ano

Ao longo dos anos iremos realizar frequentes exercícios ortográficos. Aquilo a que habitualmente se chama ditados. Hoje fizemos o nosso primeiro ditado. É claro que realizámos uma preparação prévia no quadro soletrando as palavras. Após o que passámos à acção. Aqui está um ditado que saiu perfeito.
1º ano


2 de dezembro de 2009

D




O 1º ano adora histórias. Hoje foram lidas e exploradas duas histórias. Ambas do José Jorge Letria. Uma foi A Diarreia do D, do Hospital das Letras, outra foi a letra D, do Versos com todas as Letras. Uma vez que já publicitámos várias vezes O Hospital das Letras chegou agora a vez de apresentarmos o resultado do trabalho da leitura do outro livro. Aqui fica a interpretação da Ana Catarina Vaz.
1º ano

Construções

Na aula de matemática os alunos do 2.ºano estão a fazer e a desfazer construções com diversos objectos (caixas, madeira, palhas...) com ajuda dos pais tranformaram e construiram diversos trabalhos engraçados e muitos giros!
Ora vejam....


28 de novembro de 2009

Corta-Mato

Na Quarta-feira, dia 25 de Novembro, realizou-se no Agrupamento Dr. Nuno Simões a prova de corta-mato. Esta iniciativa foi da responsabilidade do grupo de professores da Actividade Física e dos professores titulares de turma.
A participação dos alunos em prova obedeceu a diversos critérios: ano de escolaridade; femininos e masculinos; a idade...
A nossa turma esteve bem representada com dois primeiros lugares e um segundo lugar. Em femininos, as atletas Marcia Sofia Ferreira e Ana João Carvalho foram imbatíveis alcançando o primeiro e segundo lugares respectivamente, derrotando as suas principais adversárias. Em masculinos, a proeza coube ao atleta Pedro Oliveira que ficou em primeiro lugar.

A todos os participantes na prova, não desanimem, continuem a treinar. Obrigado!
Aos nossos vencedores um agradecimento especial Muitos Parabéns!

4º ano

26 de novembro de 2009

O Lupinhas veio à nossa escola!

O Lupinhas, um detective mirabolante, veio visitar a nossa escola. Veio ajudar os meninos a descobrir coisas sobre o comportamento, os seus e os dos outros. Mas também tentar descobrir o mundo infinito das emoções. Bateu à porta e entrou. Todos ficaram surpreendidos com tamanha figura.
Aqui vemos um retrato realizado pela Maria João bem exemplificativo.

Agora vamos ver se os livros que o Lupinhas distribuiu nos ajudam a atingir o objectivo de melhorar o comportamento dos meninos. Resta-nos dizer que o Lupinhas é o personagem central e uma espécie de guia do programa Crescer a Brincar, um programa implementado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em colaboração com as escolas que pretendam nele participar.

1º ano

22 de novembro de 2009

RÁPIDAS MELHORAS

É o que desejamos a todos os alunos, alunas e professoras que se encontram doentes.



Não desanimem. Amanhã o dia já será melhor!

17 de novembro de 2009

S. Martinho

De forma a assinalar o S. Martinho, fizemos diversas actividades na sala de aula. Numa delas pesquisámos provérbios e escrevemo-los em tiras de cartolina amarela. Com elas formámos um belo Sol, símbolo do Verão de S. Martinho, que desde então dá mais luz à nossa sala.Alguns provérbios presentes no nosso Sol:

- Em dia de S.Martinho atesta e abatoca o teu vinho.
- Martinho bebe o vinho, deixa a àgua para o moinho.
- No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
- No dia de S. Martinho, mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho.
- No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho.
- Pelo S. Martinho abatoca o pipinho.
- Pelo S. Martinho, castanhas assadas, pão e vinho.
- Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
- Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.

Além disso, cada um de nós inventou uma quadra alusiva ao S. Martinho. Escrevemos as quadras em castanhas de papel e decorámo-las a nosso gosto.
No dia de S. Martinho
Eu fiz um grande magusto
E vi matar um porquinho
Na casa do tio Augusto.
(André)

Castanhinhas a assar
Na fogueira a estalar
Mas que lindo dia
Para estarmos a brincar.
(Ana Margarida)

No dia de S. Martinho
Vamo-nos todos juntar
Na escola de S. Miguel
Para as castanhas assar.
(Carlos)

Feito isto, as castanhas "saltaram" para o nosso placard que ficou assim:
3ºAno

Magalhães

O computador Magalhães tem sido um instrumento de trabalho nas aulas de Apoio ao Estudo. A partir da exploração do programa "Paint" fizemos desenhos alusivos ao S. Martinho.
GualterCátia
Tiago Alexandre
3ºAno

16 de novembro de 2009

50 anos de Escola

O 50º aniversário da EB1 de São Miguel foi celebrado no passado dia 13 de Novembro numa cerimónia que envolveu toda a comunidade escolar.
A iniciativa e organização foram da Associação de Pais e contou com o apoio e a colaboração de todos.
O programa iniciou-se com uma missa na Igreja de S. Miguel-o-Anjo, em homenagem aos alunos e professores já falecidos. Durante a homilía, a coordenadora da escola leu uma saudação, lembrando as sucessivas gerações que por ali passaram, sublinhando que: A escola é uma extensão da família e da comunidade, proclamando: Cabe a todos nós dar as mãos e em conjunto transmitir valores e conhecimentos que contribuam para a formação pessoal e social das futuras gerações.
De seguida, procedeu-se ao descerramento de uma lápide, na frente do edifício escolar, assinalando a passagem do aniversário. Após uma visita às instalações da escola iniciou-se a festa no Salão Paroquial. Antes da ceia e do convívio, foi possível observar uma mostra fotográfica do percurso histórico da escola de São Miguel, para a qual contribuiram antigos e actuais professores e alunos.
Pela noite fora, pais, encarregados de educação, alunos, professores e auxiliares, membros da Direcção deste Agrupamento de Escolas do Calendário e elementos das autarquias convidadas - Junta de Freguesia e Câmara Municipal - confraternizaram e celebraram o quinquagésimo aniversário.
A Associação de Pais e comunidade escolar estão de parabéns por esta iniciativa.

11 de novembro de 2009

A Lenda de S. Martinho


4º ano

Dia de S. Martinho

Dia 11 de Novembro
Esquecemos a sacola
É um dia diferente
Há magusto na escola

Na caruma da fogueira
As castanhas a estalar
E nós todos de mãos dadas
À sua volta a cantar

Com a cara toda preta
Esquecemos a sacola
Foi um dia bem alegre
Há magusto na escola

Foi um dia bem alegre
As castanhas a estalar
E nós todos de mãos dadas
Numa roda a cantar

9 de novembro de 2009


Iniciámos o estudo da letra P. Letra que merece tapete vermelho e honras de primazia. É que esta é a primeira de 18 consoantes que se lhe seguem. Estas nunca, nunca andam sozinhas. Adoram a companhia de cinco amigas, as vogais.
Para celebrar a chegada do P fizemos diversas actividades. Aqui podemos ver o exemplo do trabalho realizado pelo Gonçalo Manuel que desenhou imagens de objectos ou pessoas cujos nomes começam por P. Posteriormente recortou a letra P e colou-a em papel de lustro.
1º ano

6 de novembro de 2009

Plano Nacional de Leitura

A turma do 2.ºano ouviu com muita atenção a fábula," A Lebre e a Tartaruga". Posteriormente ,recontaram-na com muita imaginação.
Este é apenas um exemplo, da recriação da fábula, que os alunos fizeram por escrito.

Todos estão de parabéns! Já começam a ser escritores!:)

Plano Nacional de Leitura

Desde que iniciou o ano, têm sido lidas e exploradas, com grande entusiasmo, algumas fábulas.
Depois de lermos e trabalharmos a fábula "O rei leão" fizemos uma banda desenhada com os principais momentos. No final, os alunos elegeram estas três.




3ºAno

Halloween

Para entrarmos no espírito do Halloween, pintámos abóboras e bruxinhas.








Para além disso, e como não podia deixar de ser, modelamos as tradicionais abóboras.

Para além desta actividade, fizemos ainda um fantasma muito engraçado.
Para o construir é muito fácil. Ora vejam:


Para finalizar, aplicámos as bruxinhas, as abóboras, os morcegos e os fantasmas e montamos um painel.

3º Ano

5 de novembro de 2009

Sólidos Geométricos

A semana começou com mais uma aula sobre os sólidos geométricos. Com palhinhas e plasticina construímos cubos, paralelepípedos, pirâmides triangulares, pirâmides quadrangulares, prismas triangulares e quadrangulares.
Terminada a construção, identificamos e registamos as características de cada um deles. Desta forma, os conceitos de face, aresta e vértice foram interiorizados mais facilmente.
Aqui estão as imagens das nossas construções.


3º ano