Hoje tivemos uma surpresa! O "Detetive Lupinhas" veio conhecer os novos ajudantes do 1.º ano e relembrar a missão aos mais velhos, já seus cúmplices de anos anteriores. É que a nossa escola tem um compromisso com este detetive tão especial...
A partir de hoje estamos todos em missão!
Como temos de ser discretos, de vez em quando vamos fornecendo alguma informação... mas não digam a toda a gente!
Veio à nossa escola, um professor de nacionalidade indiana que nos apresentou uma Arte Decorativa originária do seu país. Os trabalhos que podemos fazer são muito giros. Foi apresentado também um livro, no qual constam vários exemplos dessa arte. Na compra do mesmo, estamos a contribuir para uma causa de solidariedade. Não custa ajudar!
Hoje, confecionamos um sumo de laranja para registar o dia da alimentação e precaver ou curar as constipações. A laranjinha tem muita vitamina C, por isso abusem...e comam muitas laranjas!
Por fim, brindamos e deliciamo-nos com este suminho, que por sinal, estava muito saboroso!
A leitura do livro "O Tubarão na Banheira " de David Machado, integrado no Plano Nacional de Leitura, serviu de incentivo para a pesquisa de novos vocábulos no dicionário. Após vários dias de leitura, da exploração da obra e da busca das palavras difíceis, fizemos uma ficha de leitura e uma ilustração. Para ouvirem a história, contada pelo próprio escritor, podem vir aqui. Apresentada de outra forma, também pode ser vista aqui.
Já conhecemos a " Familia Compreensão" do nosso novo projeto.
Estas personagens vão ajudar-nos aperfeiçoar a nossa escrita.
Agora, vamos compartilhar convosco os nossos companheiros!
Na área de estudo do meio estamos a conhecer melhor o nosso corpo, nomeadamente, o nosso esqueleto humano.
Quando estávamos a construir o nosso novo amigo resolvemos dar-lhe um nome, Bones, que em português quer dizer ossos.
Foi muito engraçado, divertimo-nos à brava!
Alunos do 4.ºano.
Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com o objetivo de derrubar a Monarquia. Juntamente com os militares estiveram a Carbonária e as estruturas do PRP (Partido Republicano Português).
Na tarde do dia 5 foi proclamada a República à varanda da Câmara Municipal de Lisboa, por José Relvas.
Apesar de alguma resistência e de alguns confrontos militares, o exército fiel à monarquia não conseguiu organizar-se de modo a derrotar os revolucionários. A Revolução saiu vitoriosa, comandada por Machado dos Santos.
O último Rei, D. Manuel II, partiu com a Família Real para a Inglaterra, onde ficou a viver no exílio.
Apesar de já nos termos despedido do verão e do calor teimar em querer ficar, vamos dar as boas vindas ao outono com um belíssimo desenho, repleto de animais, do nosso André Marques do 3.º ano. É que, tal como ele lembrou à professora, logo que chegou à escola, hoje é o dia do animal! Assim, nunca é demais recordar a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies, principalmente aquelas que se encontram em vias de extinção, e de sensibilizar as pessoas para a importãncia dos animais na sua vida.